SNCT 2016 – CIÊNCIA ALIMENTANDO O BRASIL

Desde 2004, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), promove a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece todo mês de outubro. Nessa semana especial, as universidades e os centros de pesquisas de todo o Brasil são convidados a abrirem as suas portas para receberem a população. Os pesquisadores, os cientistas são também convidados para desenvolverem atividades em linguagem acessível à população em geral. Dessa forma, pretende-se aproximar a ciência e tecnologia das pessoas, promovendo o acesso à informação científica e também incentivar jovens estudantes a se interessarem pelas carreiras científicas.

A Organização das Nações Unidas (ONU), declarou o ano 2016 como sendo o Ano Internacional das Leguminosas, apontando para o benefício nutricional do consumo de  leguminosas (grãos secos como lentilha, feijão, ervilha e grão de bico), que são uma fonte vital de proteinas. Por conta disso, o MCTI atribuiu como lema da SNCT 2016, “Ciência Alimentando o Brasil” e lançou o edital 01/2016 SECIS/MCTI para patrocinar projetos inovadores para a SNCT 2016, que aconteceu entre os dias 17 a 23 de outubro.

O projeto “Alimentando ideias sobre alimentação”, que apresentamos aqui, foi um dos projetos aprovados. Resumidamente, trata-se da produção de animações de aproximadamente 15 segundos cada uma delas, que foram veiculadas em TVs instaladas em trens de metro e ônibus da cidade de São Paulo, em TVs instaladas em 14 terminais de passageiros de 12 cidades do estado de São Paulo. Essas animações também foram veiculadas em TVs instaladas em elevadores e 70 condomínios, e em TVs instaladas em alguns estabelecimentos comerciais, da cidade de São Paulo.

Essas animações com informações tiradas do Guia Alimentar para a População Brasileira, objetivam chamar a atenção das pessoas para a importância de se ter uma alimentação equilibrada ao mesmo tempo que incentivar a população a consultar esse guia alimentar.

Você terá acesso aqui a essas animações, que estão disponibilizadas livremente para acesso a todas as pessoas.

Nosso desejo é que você desfrute de uma boa saúde praticando hábitos alimentares saudáveis. Consulte o Guia Alimentar para a População Brasileira!

Deixe sua mensagem

Se de alguma forma você foi impactado pelos conteúdos deste site, mande-nos uma mensagem contando os detalhes.