SNCT 2018 – CIÊNCIA PARA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES

Desde 2004, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), promove a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece todo mês de outubro. Nessa semana especial, as universidades e os centros de pesquisas de todo o Brasil são convidados a abrirem as suas portas para receberem a população. Os pesquisadores, os cientistas são também convidados para desenvolverem atividades em linguagem acessível à população em geral. Dessa forma, pretende-se aproximar a ciência e tecnologia das pessoas, promovendo o acesso à informação científica e também incentivar jovens estudantes a se interessarem pelas carreiras científicas.

“Ciência para a Redução das Desigualdades” foi o tema escolhido para a décima quinta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em 2018, que ocorrerá de 15 a 21 de outubro. A motivação para escolha baseia-se na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas – ONU, e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, em particular o ODS 10 – Redução das Desigualdades.

O tema da SNCT 2018 permite trazer à tona o debate acerca da contribuição das Ciências Sociais e Humanas para a redução das desigualdades no Brasil. Fomentar os usos sociais da ciência e da tecnologia permitirá ampliar as possibilidades de se combater a desigualdade social por meio da popularização e da divulgação da ciência e da tecnologia.

Deixe sua mensagem

Se de alguma forma você foi impactado pelos conteúdos deste site, mande-nos uma mensagem contando os detalhes.