A HISTÓRIA DA ÁGUA NO BRASIL

“A história da água no Brasil, do descobrimento aos nossos dias – as águas no país das jabuticabas”, é uma revista eletrônica de comunicação mediada com hiperlinks, inseridos em determinadas palavras, que remetem a informações sobre o tema “água” que estão em repositórios da internet. Ele foi escrita no formato de uma história em quadrinhos, e relata as aventuras de Iara, uma indiazinha da tribo Pataxó e de sua inseparável amiga, a gotinha d’água Bariri, pelos caminhos das águas no mundo e no Brasil. A história se passa em Porto Seguro e começa com a carta que Pero Vaz de Caminha escreveu ao rei de Portugal, em 1500, relatando entre outras maravilhas do Brasil, a fartura de água que ele via diante de seus olhos. 

Este foi um dos 40 projetos, de instituições educacionais de ensino superior de todo o Brasil, financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamenteo de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Agência Nacional de Águas (ANA), aprovados pelo Edital ANA-CAPES/DEB Nº18/2015.

Esse incentivo teve como objetivo promover a produção de material didático sobre o tema “Água”, que contribuisse para o processo de ensino/aprendizagem e para o desenvolvimento de conteúdos educacionais para uso nas escolas de educação básica, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio.

O material didático aqui apresentado, a Revista Água, tem um caráter interdisciplinar ao apresentar diferentes conteúdos sobre o tema água. Espera-se que seja uma contribuição para o exercício da prática pedagógica em conteúdos relacionados ao meio ambiente na educação básica, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. Também objetiva promover a disseminação de conhecimentos sobre o uso sustentável dos recursos hídricos. Envolveu uma equipe interdisciplinar na sua elaboração e no seu desenvolvimento, resultando num objeto didático inovador e de qualidade, que agora é disponibilizado livremente ao acesso do público em geral e para professores e estudantes da educação básica, particularmente aqueles das etapas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Desejamos que você tenha uma boa leitura, que navegue pelos hiperlinks sugeridos para ampliar o conhecimento sobre os diferentes conteúdos sobre o tema água apresentados na revista, e sobretudo que se divirta com as aventuras de Iara e Bariri!

Deixe sua mensagem

Se de alguma forma você foi impactado pelos conteúdos deste site, mande-nos uma mensagem contando os detalhes.