Ciência Também é Cultura

Em latim, a palavra “clarus” significa “claro”, “brilhante”, “ilustre”. Ela dá origem ao nome desta página da internet: ClaraCiência. O mundo da ciência para muitos está mais relacionado à palavra “obscurus”, também do latim, que significa “escuro”, “sombrio”, “nebuloso”, “desconhecido”, “misterioso”, “obscuro”.  Cientistas e pesquisadores, para muitos, parecem habitar um mundo não alcançável ao homem comum. Os laboratórios de pesquisa, ambientes de acesso restrito, muitas vezes altamente esterilizados, são inacessíveis aos homens comuns. Protegidos e isolados em seus laboratórios de pesquisa, paramentados com jalecos, luvas, máscaras e outros apetrechos, os cientistas, os pesquisadores, mantêm-se a uma distância segura e superior aos demais seres humanos.

É isso mesmo? Deveria ser assim? A pesquisa no Brasil, majoritariamente, é financiada com verbas públicas, vindas dos impostos que cidadãos comuns pagam com muito trabalho e suor. Portanto, nada mais justo e por direito, que todos tenham acesso à informação científica e possam acompanhar o que está sendo feito com o dinheiro arrecadado em impostos destinados ao progresso da ciência. É este o objetivo da ClaraCiência.

Na atual sociedade do conhecimento, reconhece-se que pesquisadores, centros de pesquisas e universidades, têm um compromisso público em dialogarem, em linguagem acessível, com os cidadãos não especializados e compartilharem os resultados das pesquisas que produzem com verbas públicas.

Carlos Teixeira

Organizador da Exposição Itinerante de Histórias e Quadrinhos e Cartuns de divulgação científica – Obras dos cartunistas de ciência: João Garcia (Assessor de imprensa do IPT)  e Pradeep K. Srivastava (Doutor em Bioquímica: Central Drug Research Institute – Lucknow, Índia).

Formação

2018 – Iniciando pós-doutorado na Escola de Comunicação e Artes – ECA-USP.

2017 – Curso “Gestión Cultural en el ámbito Local” – Centro de Altos Estudios Universitarios CAEU-OEI e Unviersitat de Girona (Espanha). Modalidade EAD (150h).

2017 – Curso “Training Course in Science Journalism” – India Science Communication Society (ISCOS). Duração de um ano.

2015 – 2016  – Inglês – Nível 5: My English Online – MEC-CAPES.

2013 – Doutor em Ciências: Faculdade de Saúde Pública da USP. Tese: A comunicação pública nos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Brasil.

2013 – Experto Universitario en Divulgación y Cultura Científica, 750h. Centro de Altos Estudos Universitários: Organização dos Estados Iberoamericanos – Universidade de Oviedo – CAEU-OEI.

2012 – Espanhol nível A1 – Universia/USP (Instituto Cervantes de São Paulo).

2012 – Estágio no Departamento de Comunicação e Divulgação Científica do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina – Universidade de Lisboa.

2010 – Francês Instrumental – Nível II – Centro de Línguas FFLCH-USP.

2009 – Aperfeiçoamento: Formación de Agentes de Cultura Científica, 250h. Centro de Altos Estudos Universitários: Organização dos Estados Iberoamericanos – Universidade de Oviedo – CAEU-OEI.

2007 – Mestre em Ciências: Ensino em Ciências da Saúde – UNIFESP/EPM. Dissertação: A trajetória do Jornal da Paulista (1987-2003): Uma aproximação à divulgação científica.

2004 – Especialização: Divulgação Científica, 768h. Núcleo José Reis de Divulgação Científica: ECA-USP.

1999 – Aperfeiçoamento: Jogo – Cultura e Educação – FEUSP.

1998 – Especialização: Estudos Brasileiros, 750h. Universidade Mackenzie.

1997 – Habilitação em Administração Escolar – FEUSP.

1996 – Bacharel em Pedagogia – Faculdade de Educação – FEUSP.

1995 – Inglês – First Certificate in English: University of Cambridge – Londres, UK.

1981 – Bacharel em Teologia – Seminário Latinoamericano de Teologia, SP.

Histórico profissional - Principais atividades ligadas ao Ensino Superior

Julho 2016 – Setembro 2017: Bolsista FAPESP, programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico. Projeto de divulgação dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) e de promoção de carreiras científicas e tecnológicas junto a estudantes do Ensino Médio: Produção de programas de rádio para a Rádio USP (93,7 FM).

2015 – Junho 2016: Coordenador do Projeto de Extensão Universitária “Roteirização e produção de histórias em quadrinhos (HQs), cartuns e textos de divulgação científica”. Programa de Mestrado Profissional em Promoção da Saúde, Centro Universitário Adventista de São Paulo – (UNASP-SP).

2015 – Junho 2016: Coordenador do Projeto de Extensão Universitária “Novembro Azul: Campanha de Prevenção do Câncer de Próstata”. Programa de Mestrado Profissional em Promoção da Saúde, Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP-SP.

2015 – Junho 2016:     Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa do Ensino Religioso – GEPER. Centro Universitário Adventista de São Paulo – (UNASP-SP). 

2015 – Professor do Programa de Mestrado Profissional em Promoção da Saúde do ntro Universitário Adventista de São Paulo – (UNASP-SP). 

2014 – Junho 2016: Administrador de Conteúdo da Mídia Social Facebook. Projeto de Divulgação Científica. 2014 – Atual: Vínculo – Professor Colaborador – Programa de Mestrado Profissional em Promoção da  Saúde, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-SP).

2014 – Junho 2016: Vínculo – Membro do Comitê de Ética em Pesquisa – Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-SP).

2014 – Junho 2016: Pesquisador. Grupo de Pesquisa Religiosidade e Espiritualidade na Integralidade da Saúde (REIS). Programa de Mestrado Profissional em Promoção da Saúde, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-SP).

1999 – Junho 2016: Vínculo: 40 h – Professor de graduação – Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-SP).  Conteudista de um módulo EAD e professor tutor do curso EAD de Especialização em Didática do Ensino Superior (2012-2013).

1996 – Estágio na Fundação Vanzolini – Educação a Distância.

1984 – Diretor do Instituto Adventista de Estudos por Correspondência (IAEC).

Coordenação de projetos com subsídios públicos

2016 – 2107: Bolsa FAPESP (nível pós-doc) – Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico – Midia Ciência. Projeto de divulgação científico dos Centros de Pesquisa Inovação e Difusão (CEPIDs-FAPESP). Parceria com Departamento de Jornalismo e Editoração – ECA-USP, Rádio USP e Escolas Públicas (Ensino Médio). Os áudios dos programas podem ser acessados em: Mixcloud.com.

2016: Coordenador Projeto Água – Edital ANA-CAPES/DEB Nº 18/2015. Produção de uma revista eletrônica de comunicação mediada com inserção de hiperlinks que remetem a informação sobre o tema água que estão disponíveis em respositórios da internet, no formato de uma história em quadrinhos: A história da água no Brasil, do descobrimento aos nossos dias: As águas no país das jabuticabas. Acesso à revista disponível no Portal eduCAPES.

2016: Coordenador projeto desenvolvido durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016 – Ciência Alimentando o Brasil. Edital 01/2016 – SECIS/MCTI. Projeto: Alimentando ideias sobre alimentação saudável. Produção de cinco animações, desenhos no formato de cartuns, legendados e sem som. Veiculação em TVs instaladas em trens de metrô (linhas azul, verde e vermelha) da cidade de São Paulo, em TVs instaladas em 50 ônibus (50 linhas) da cidade de São Paulo, em TVs instaladas em 14 terminais de passageiros de 12 cidades do estado de São Paulo, em TVs instaladas em 70 condomínios da cidade de São Paulo e em seis estabelecimentos comerciais da cidade de São Paulo. Acesso disponível em ClaraCiência.

Resultados de pesquisa e apresentação de trabalhos em congressos internacionais

2017 – VI Congreso Internacional de Comunicación Pública de la Ciencia COPUCI. Universidad Nacional de Villa María, Argentina: 1. Curador Exposição Quadrinhos de Divulgação Científica; 2. Comunicação Oral: Captação de Recursos Públicos para Divulgação Científica – 12 a 15 de setembro.

2017 – III Jornada de Estudos Brasil-Índia Associação de Redes de Conhecimento (BrIndARC). Curador Exposição Quadrinhos de Divulgação Científica – 23 de outubro.

2015 – 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – 27 de julho a 01 de agosto de 2015 na Universidade Federal de Goiás: A comunicação pública de ciência nos programas de pós-graduação em saúde coletiva do Brasil: Uma perspectiva a partir da concepção de coordenadores.

2014 – 13th International Public Communication of Science and Technology Conference. Salvador, Brasil 5-8 de maio: The public communication of Science in graduate programs in public health in Brazil: a perspective of coordinators.

2012 – 12th International Public Communication of Science and Technology International Conference. Forença, Itália 18-20 de abril: Public Communication in Graduate Programmes in Public Health.

2011 – Primero Congreso Internacional de Comunicación Pública de la Ciencia COPUCI. Córdoba – Argentina. Participação: La experiencia con la comunicación pública de la ciencia en la Universidade Federal de São Paulo.

2010 – The 11th International Conference on Public Communication of Science and Techonology. Nova Déli, Índia 6-10 de dezembro: Public Communication of Science on Public Health of Brazilian Graduate Programs.

2009 – Teixeira, Carlos Antonio, Silva, Márcia Regina Barros da and Gallian, Dante Marcello Claramonte. O Jornal da Paulista: a configuração de um meio de divulgação universitária numa perspectiva histórica. Saúde soc., Dez 2009, vol.18, no.4, p.627-638.

2009 – Taller sobre Herramientas para la Comunicación y Divulgación de Resultados Científicos-Tecnológicos. Cartagena de Índias, Colômbia 27-30 de abril.: Proyecto Audioteca.

2009. I Foro Iberoamericano de Comunicação e Divulgação Científica. Campinas, São Paulo 23-25 de novembro: Comunicação Pública de Pesquisas Científicas do Campo da Saúde.

2008 – The 10th Public Communication of Science and Technology: Bridges to the Future. Malmo, Suécia 25-27 de junho.: The Jornal da Paulista, a study-case of a medicine school newspaper as a contribution to the public communication of health science and health empowerment.

2007 – IX Congresso Nacional de Jornalismo Científico.  FAPESP, São Paulo 22-23 de novembro. Histórias em Quadrinhos e cartuns como contribuição para a divulgação científica e para o empoderamento em saúde. São Paulo.

2007 – IX Congresso Nacional de Jornalismo Científico. FAPESP, São Paulo 22-23 de novembro: O Jornal da Paulista (1987-2003): a história de um jornal universitário e sua correlação com a divulgação científica.

2005 – II Seminário de formación: Cultura científica, participación social y desarollo. Participação: Grupo de discussões. Lima – Peru.

2005 – II Seminário Internacional Ensino em Ciências da Saúde, Formação, Aprendizagem e Saúde: Práticas e Saberes. Participação: Práticas de Leitura em Saúde. São Paulo.

2005 – Bloco de Aulas: Comunicação em Saúde – Curso de Especialização em Saúde Pública com Ênfase em PSF. Participação: Aula como professor convidado. Centro Universitário Adventista de São Paulo.

2002 – XV Conferência Mundial – International Play Association (IPA). Trabalhos: 1. Relato de uma viagem a Angola (África) com um olhar na criança violentada pela guerra civil – sua inserção na escola e o seu brincar. 2. As the old used to play: an experience with college students. São Paulo.

1998 – V Simpósio de Pesquisa da Faculdade de Educação da USP. Trabalho: Brinquedos e Materiais Pedagógicos na Ed. Infantil – usos e significações: análise sobre etnografias em algumas EMEI’S. USP-São Paulo.

Outras informações

1. Organizador da Exposição Itinerante de Histórias e Quadrinhos e Cartuns de divulgação científica – Obras dos cartunistas de ciência: João Garcia (Assessor de imprensa do IPT), Sthar-Mar Vasconcelos (Desenhista da UNIFESP) e Pradeep K. Srivastava (Doutor em Bioquímica: Central Drug Research Institute – Lucknow, Índia):

1.1  – 2107 – III Jornada de Estudos da Brasil-Índia Associação de Redes de Conhecimento – BrIndArc: Civilização e Estado-nação: Um diálogo entre as Índias

1.2  2016 – II Jornada de Estudos da Brasil-Índia Associação de Redes de Conhecimento – BrIndArc: Outras Visões da Índia, Auditório István Jancsó (Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – USP), 05 de outubro.

1.3  – 2015 – I Jornada de Estudos da Brasil-Índia Associação de Redes de Conhecimento – BrIndArc: Unidade na Diversidade, ICB-USP, 07 de outubro.

1.4  – 2014 -13th International Public Communication of Science and Technology Conference. Salvador, Brasil 5-8 de maio.

1.5   – 2012 – 9th International Conference on Hands on Science. Antalya – Turquia. 17-21 de outubro.

1.6   – 2011 – Symposium and Workshop Building Knowledge Networks Trough Universidade de São Paulo. 17-20 de outubro.

Deixe sua mensagem

Se de alguma forma você foi impactado pelos conteúdos deste site, mande-nos uma mensagem contando os detalhes.